Evandir Megliorini, Dr. EAC|FEA|USP(1)
Avaliar um ativo - empresa, um
negócio ou qualquer outro tipo - não é uma atividade trivial. Além de contarmos
com um leque de métodos e técnicas, influem também variáveis internas e
externas, o contexto e interesses outros das partes envolvidas. O objetivo
deste post é discorrer sobre os
métodos de avaliação denominados (i) avaliação
relativa e (ii) avaliação por
múltiplos de mercado.
No processo de avaliação um
problema adicional surge quando os objetos de avaliação são
empresas de pequeno e médio porte. As informações disponíveis de mercado sobre transações passadas, econômicas, financeiras e respectivas demonstrações contábeis, são, em geral, desestruturadas e de qualidade técnica duvidosa.
empresas de pequeno e médio porte. As informações disponíveis de mercado sobre transações passadas, econômicas, financeiras e respectivas demonstrações contábeis, são, em geral, desestruturadas e de qualidade técnica duvidosa.
No método avaliação relativa, um ativo é
avaliado com base nos preços praticados no mercado em transações
com
ativos similares. Exemplificando, Damodaran (2007, p. 10) argumenta que ao
determinar o quanto pagar por uma casa, considera-se o preço das casas
semelhantes vendidas na vizinhança. Por analogia, destaca o autor, os
investidores geralmente decidem se uma ação é barata ou cara mediante a
comparação do seu preço ao de ações similares, comumente do mesmo setor.
Para Titman e
Martin (2010, p. 243) os princípios básicos do uso da avaliação relativa são
utilizados quando se avaliam imóveis residenciais. Pode-se chegar ao índice dos
preços das vendas realizadas recentemente nas redondezas pela metragem das
casas. Calcula-se o preço por metro quadrado e, então, multiplica-se esse
índice pelo número de metros quadrados da casa que está sendo avaliada, obtendo
um valor que serve de referência para negociações. Para Martelanc,
Pasin e Cavalcante (2005, p. 183), procedimentos semelhantes se aplicam para
outros tipos de imóveis, terrenos e fazendas.
No processo de avaliação de
empresas, um
pressuposto básico é a sua continuidade. Em caso de descontinuidade das atividades, o
interesse da avaliação se concentra nos ativos da empresa e não no potencial de
geração de resultados futuros que os ativos podem proporcionar.
Por outro lado, o uso do método de múltiplos para avaliar empresas
comparáveis tem como premissa, que pertençam ao mesmo setor e apresentem
características semelhantes. São consideradas empresas semelhantes ou
comparáveis, as de mesmo porte, atuando no mesmo segmento de mercado, com taxas
de crescimentos próximos e com histórico de riscos semelhantes, entre outros.
Assim, a
premissa assumida é que são influenciadas da mesma forma por variáveis externas, p.e., demanda e oferta,
concorrência, fatores conjunturais – quer políticas, econômicas ou
sociais - etc.
As principais
etapas deste método
são:
·
Encontrar
empresas que sejam comparáveis àquela que está sendo avaliada: empresas que
passaram por transações recentes como fusões e aquisições de empresas que
apresentam semelhança àquela que está sendo avaliada.
·
Obter
múltiplos destas empresas: os múltiplos resultam da relação entre o valor
de mercado da empresa comparável e uma variável contábil desta empresa.
·
Definição de
qual múltiplo utilizar: avaliar o múltiplo que seja mais adequado à
empresa objeto de avaliação e aplicar à mesma variável.
Por exemplo,
o valor da Empresa Alfa que foi recentemente negociada é dividido por uma variável
que pode ser a sua receita bruta do último ano. O valor encontrado – múltiplo
de receita – é aplicado ao valor da receita da empresa que está sendo avaliada,
obtendo-se um preço de referência.
A aplicação
deste método tem como vantagem sua simplicidade, uma vez que necessita
basicamente de dois dados: (i) o valor de uma empresa semelhante e, (ii) valor de
referência que pode ser a receita, o lucro líquido, Ebitda, total do ativo etc.
Entretanto, a
simplicidade muitas vezes pode representar um problema sério para sua aplicação.
Os
motivos, é que há o perigo de não considerar na determinação do múltiplo variáveis
importantes da empresa semelhante e da empresa avaliada. Entre essas
variáveis, p.e., as perspectivas futuras de faturamento, nível de endividamento, nível de
lucro, etc.
Para
ilustrar, consideremos a avaliação de uma padaria chique, a Padaria Imperador,
que está localizada em região próxima a outras duas padarias de mesmo padrão,
que foram vendidas nos últimos meses. O faturamento do último ano da Padaria
Imperador foi R$ 720.000,00.
Os dados relativos ao
faturamento e o preço de venda das padarias recentemente vendidas na região, constam na
Tabela 1 a
seguir.
Empresa
|
[1]
Preço de
Venda
|
[2]
Faturamento
do último ano
|
[3 = 1/2]
Múltiplo = Preço/Faturamento
|
Padaria Pão de Ló
|
R$ 4.000.000,00
|
R$ 800.000,00
|
5,0
|
Padaria Pão de Ouro
|
R$ 3.850.000,00
|
R$ 385.000,00
|
10,0
|
Tabela 1: Cálculo dos múltiplos
Consideremos
que no segmento de padarias o critério para cálculo do múltiplo, geralmente, mais utilizado
para avaliação é dado pela relação “preço/faturamento”. Em nosso
exemplo, calculamos diferentes múltiplos [“preço/faturamento”] das padarias
vendidas.
Uma obra
viária afetou o faturamento das duas padarias. A Padaria
Pão de Ouro teve seu faturamento afetado em 30% em virtude de obras realizadas
na rua onde está localizada e nas ruas de acesso.
A questão,
delicada, neste contexto para o avaliador, é: qual múltiplo utilizar? Se não formos críticos e, igualmente
grave, ignorarmos a abordagem sistêmica da questão, com base os múltiplos
[inicialmente calculados conforme Tabela 1], estaremos superestimando ou subestimando o valor da Padaria
Imperador.
Como
ponderamos, eventos e variáveis exógenos podem impactar o resultado da
avaliação. Na situação em análise, o faturamento da padaria Pão de Ouro esta
sendo afetada pelas obras na região. No entanto, a perspectiva é o nível de faturamento
da Pão de Ouro retornar a normalidade com o término das obras viárias.
Com o término
das obras viárias, normalizando o fluxo de clientes, a previsão é
que o montante de faturamento anual seja superior a R$
550.000,00. Neste cenário, o múltiplo “preço/faturamento” será de 7.0. A proposição de
Titman e Martin (2010, p. 244-245), é que em situações como essa, seja
calculada a média dos múltiplos das duas padarias utilizadas
como base na avaliação. Portanto, sendo o múltiplo médio igual a 6,0, com base
nesse método avaliamos o valor para a Padaria Imperador em R$ R$
4.320.000,00.
Por fim, cabe
lembrar que cada método de avaliação tem suas peculiaridades. Quanto mais
informações dispormos e, igualmente disponibilizarmos aos usuários, mais robusto será o valor
encontrado, bem como o processo como um todo. Ademais, não custa nada lembrar
que valor [avaliação] e preço são faces distintas de uma mesma moeda. O valor
decorre do processo de avaliação e é um indicador para sustentar o processo de
negociação entre as partes sobre um ativo. Por outro lado, o preço é aquele
efetivamente transacionado entre as partes relativo ao ativo avaliado.
Referências
Damodaran,
Aswathd. Avaliação de Empresas. – 2. Ed. – São Paulo : Pearson
Prentice Hall, 2007
Martelanc,
Roy; Pasin, Rodrigo; Cavalcante, Francisco. Avaliação de empresas: um guia para
fusões & aquisições e gestão de valor. – São Paulo: Pearson Prentice Hall,
2005
Titman,
Sheridan; Martin, John D. Avaliação de projetos e investimentos: valuation - Porto Alegre: Bookman, 2010
(1)
Evandir Megliorini, Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, Mestre
em Administração pelo PUC SP e Professor da UFABC. Interesses de pesquisas em Análise Gerencial
de Custos e Economia de Empresas. Contato: evandir.megliorini@ufabc.edu.br
Obrigado pela leitura, comentário e indicação de leitura.
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